terça-feira, 19 de abril de 2016

Alguns significados de cultura.

Marilena Chauí: A partir do século XVIII, o termo Cultura articula-se, ora positiva ora negativamente, com o termo Civilização. Este, derivando-se do latim cives e civitas, referia-se ao civil como homem educado, polido e à ordem social (donde o surgimento da expressão Sociedade Civil). Entretanto, Civilização possuía um sentido mais amplo que civil. Significa, por um lado, o ponto final de uma situação histórica, seu acabamento ou perfeição, e, por outro lado, um estágio ou uma etapa do desenvolvimento histórico-social, pressupondo, assim, a noção de progresso.
Malinowsk e Radcliffe-Brown: A Cultura designa o modo de vida das diversas comunidades; as necessidades humanas são universais e toda cultura cria instituições para atendê-las, desde as necessidades primárias às emocionais e aqueles das atividades econômicas e políticas.
Ralph Linton: A Cultura é um fenômeno universal e diferencia os grupos.
Claude Lévi-Strauss: A Cultura é uma forma universal da linguagem pela qual os seres humanos buscam diferenciar-se da natureza e apresenta variações baseadas em pares de oposições (discrição e excesso, cru e cozido, etc.).
Talcott Parsons e Robert Merton: A Cultura de um povo ganha sentido na rede de relações sociais; sociedade e cultura são partes interdependentes do sistema social.
Antony Giddens: A Cultura é a interdependência de aspectos intangíveis (subjetivos), como ideias, crenças e valores, suas técnicas e tecnologias, trabalho, moradia, etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário