sexta-feira, 25 de março de 2016

As classes sociais - síntese de algumas teorias.

Karl Marx (1818-1883) . Classes sociais são agrupamentos de indivíduos que estão em uma posição comum nas relações de produção; uns são proprietários dos meios materiais de produção, outros detêm apenas sua força de trabalho.
. São duas as principais classes modernas: os capitalistas (donos dos meios materiais de produção) e o proletariado (aqueles que vendem sua força de trabalho aos capitalistas).
. As classes sociais são antagônicas e complementares: uma não existe sem a outra. Elas se relacionam; há uma estrutura de classes.
Max Weber (1864-1920) . A sociedade é dividida em estratos ou camadas.
. O lugar ocupado pelos indivíduos na sociedade tem a ver com sua posição econômica, mas não é o controle dos meios de produção que define as classes.
. As divisões de classes se originam em diferenças sociais baseadas no poder, na riqueza e no status.
. Status é uma dimensão subjetiva e separada da classe. Traduz um conjunto de aspectos positivamente avaliados em uma sociedade: a riqueza (ou propriedade), o poder (ou influência) e o prestígio (ou valor sociocultural) atribuídos a quem ocupa determinada posição social.
Erik Olin Wright (1947-) . Abordagem que combina aspectos das propostas de Marx e de Weber.
. A classe capitalista controla os investimentos (o capital) e os meios físicos de produção, além de ter poder sobre a mão de obra.
. Os trabalhadores não detêm controle sobre os meios de produção (terra, subsolo, insumos, água, equipamentos, instalações, etc.).
. Os responsáveis pelo trabalho administrativo (os chamados trabalhadores de colarinho branco) são os gerentes do trabalho e têm uma posição contraditória: ora defendem os interesses dos patrões, ora os dos empregados.
Pierre Bourdieu (1930-2002) . Os grupos de classe são identificados pelos níveis de acesso a bens materiais e simbólicos (ou seja, não materiais, como os bens culturais). A ênfase da teoria da distinção de classe está no consumo típico de uma sociedade de massa.
. A distinção social é a diferenciação que existe entre indivíduos e grupos, e não se baseia apenas em fatores econômicos ou ocupacionais.
. Os grupos de classe agregam ao capital econômico (material) um legado relativo ao conhecimento e à cultura (iniciação à Ciência, à Arte, à Literatura). Buscam prestígio e ascensão social, desenvolvem gostos culturais e atividades de lazer, definindo padrões de consumo e um estilo de vida próprio.